quarta-feira, 14 de abril de 2010

Disfunção cognitiva: Alzheimer canino?


A idade avançada não traz somente problemas de ordem física em nossos cães, mas também algumas mudanças comportamentais importantes, que podem estar relacionadas a uma patologia, a disfunção cognitiva. A principal característica dessa disfunção é um declínio na memória, aprendizado, percepção e consciência do cão e isso pode se manifestar de diferentes formas e em intensidades variadas, dependendo de alguns fatores, como genética, alimentação e estimulação cerebral.

Atualmente, acredita-se que a principal causa da disfunção cognitiva é um acúmulo de material amilóide nos neurônios, tornando-os disfuncionais. Esse acúmulo ocorre devido a danos na membrana cerebral, que são acelerados pelo excesso de radicais livres.

Os sinais mais comuns dessa disfunção são:

• Desorientação: é bastante comum, cães que se perdem dentro de casa, que ficam parados em um canto, “encarando” a parede, sem conseguirem sair sozinhos do lugar. Algumas pessoas confundem com perda de visão, mas um cão cego mantem sua orientação espacial, especialmente dentro de casa.

• Alteração na interação com proprietários e outros animais: pode ser leve, como não querer brincar, mas pode chegar ao extremo de o cão não reconhecer mais o próprio dono. O cão também pode desaprender comandos que executava anteriormente, se tornar ansioso e até agressivo em alguns casos.

• Alteração no ciclo de sono-vigília: também é comum, os cães dormem durante o dia e passam a noite acordados.

• Sujeira doméstica: é relacionado ao desaprendizado, não com problemas físicos, como descontrole de esfíncteres e problemas renais ou intestinais.

Deve-se ter muito cuidado ao tomar os sinais como característicos de disfunção cognitiva, diferenciando-os de problemas de saúde e de redução da visão, audição e/ou olfato. O diagnóstico só deve ser feito após uma longa entrevista com o dono e observação do cão, afim de descartar outras questões comportamentais que podem não estar necessariamente relacionadas à idade.

O que fazer?

Na maioria dos casos, não consegue-se uma regressão do quadro, mas sim uma interrupção na evolução. Existem medicações que são indicadas na literatura, como a Selegilina, que atua contra radicais livres, mas seu uso é restrito em cães que possuem comprometimentos hepáticos e renais, que são a grande maioria dos animais idosos.

Até então, a única opção indicada no Brasil era o uso de uma alimentação adequada à idade, complementada com muitas frutas e verduras variadas, devido aos antioxidantes que combatem radicais livres, e a estimulação cerebral dos cães, ensinando comandos, mantendo passeios, brinquedos especiais, dependendo do caso.

Esse ano foi lançado no Brasil um medicamento especialmente criado para ateder às necessidades de cães e gatos idosos, o Gerioox. Sua formulação inclui os ácidos graxos ômega 6 e 3 e vitamina E, além de protetores articulares. A vitamina E é um importante antioxidante e atua protegendo as membranas celulares contra a ação dos radicais livres. Os ômegas 3 e 6 também promovem a saúde das membranas celulares.

Juntamente com a estimulação cerebral e uma alimentação equilibrada, o uso de Gerioox pode desacelerar o processo de disfunção cognitiva e melhorar a qualidade de vida do cão idoso, mas devemos sempre entender as limitações que a idade avançada impõe ao sucesso do tratamento, que visa amenizar os sinais, mas não consegue eliminá-los. Sempre converse com um veterinário quando seu cão apresentar problemas relacionados à idade e nunca medique seu cão sem orientação.

Texto: Joice Peruzzi, médica veterinária especialista em comportamento animal

40 comentários:

Unknown disse...

Ohhh, nunca imaginei... fiquei pesarosa agora... ainda bem q Will ainda é jovem... tenho q me preparar psicologicamente.

Bjocas.

Anônimo disse...

ola.com quanto tempo esse medicamento faz efeito?meu filhote tem 15 anos e a medica passou esse remedio geriook ,gostaria de saber de alguem que ja deu ao seu cão, e se deu certo, pois é muito caro esse medicamento.grata pela resposta desde já.MARIA.

Joice Peruzzi disse...

Olá, Maria
Como escrito no texto, o Gerioox não causa uma regressão no quadro, mas desacelera o processo de degeneração dos neurônios. Prescrevo com frequência e todos os clientes percebem uma estagnação no processo, melhora no apetite e na saúde geral do cão.
Abraço!

Anônimo disse...

Maria,

Já utilizo este medicamento, o Gerioox , em minha poodle de 14 anos há 2 meses. Estou muito contente com os resultados, ela está mais ativa, brinca mais e não late mais a toa, como fazia já há algum tempo. Não é barato mas vale a pena. Depois me conte como vai o seu "filho". Até,
Mariana/BH

Cristina disse...

Onde consigo achar Gerioox por um preço bom, no RJ?

Anônimo disse...

Olá
Tenho uma poddle de 18 anos, comecei a utilizar o gerioox a alguns dias, espero que ajude minha filhotinha, pois ela está muito debilitada.

Anônimo disse...

Olá
Gostaria de saber também se existe alguma contra indicação do gerioox(veterinário que receitou).Pois conforme falei anteriormente, meu bebe tem 18 anos é cardiopata e nefropata e no momento não bebe e nem come sozinha só faço a alimentação com seringa meio que forçado. Não tem ânimo para comer sozinha, se coloco dentro da boquinha dela algum alimento sólido ela joga fora. Não sei mais o que invento para ela comer.

Unknown disse...

Meu filho tem 14 anos e foi diagnosticado com Alzheimer canino, porem o medico veterinario receitou outro remedio o revimax. ALguem já usou?

Anônimo disse...

Meu filho tem 14 anos e foi diagnosticado com Alzheimer canino, porem o medico veterinario receitou outro medicamento - Revimax. Alguem ja usou??

Anônimo disse...

Respondendo a alguns questionamentos... O Gerioox não possui contra-indicações, no caso de cardiopatas e nefropatas ele é super indicado já que age como cardiotonico, elimina caquexia causada por uma insuficiencia cardiaca, melhora fluidez sanguinea dentre outras vantagens a nivel cardiaco. Analisando a função renal ele é ótimo pois melhora microcirculação favorecendo o funcionamento como um todo. Se analisarem todos os outros beneficios e ações da medicação chegarão a conclusão de que o custo benefício vale a pena.
Com relação ao revimax ele é uma droga que auxilia na geriatria (e nao um medicamento geriatrico como o gerioox) ele somente age em microcirculação e é contra indicado para nefropatas.
Abraço a todos

Anônimo disse...

Oi Joyce tudo bem? Gostaria de saber se o gerioox pode ser usa junto com enalapril!!!

andrea santoro disse...

A minha bebe começou a tomar o Gerioox ontem, dia 04/10/12. O veterinario também passou o Precovix 57 mg, pois não sabemos se ela está com dores. Ela tem os sintomas descritos da Disfunção, porém, fica tremendo muito e não quer sair do colo. Esse medicamento é muito caro. Será que devo utilizar? Grata Andrea

milena disse...

Bom dia !

O Gerioox tem contra indicação para pancreatite cronica ?

Obrigada

Milena

Eliana disse...

Dra bom dia! Preciso de ajuda!! Mey yorkshire está com 17 anos e 8 meses e já está com SDC há mais de um ano. Não enxerga, tem dificuldades para andar, mas anda...tem que usar fraldinha direto e tomar remédio para convulsão diariamente. Para nós nada disso é problema...o que não sabemos mais o que fazer é que ele grita praticamente a noite e a madrugada toda...moramos em apartamento, já conversamos com os vizinhos mais muitos não entendem...o que podemos fazer para que ele consiga dormir a noite? Dra nos ajude! abraço Eliana

Rob disse...

Amigos uma veterinaria receitou esse remedio Gerioox e minha cadela cocker de 14 anbos quase morreu...nao utilizem de jeito nenhum...ele nao é seguro.

Silvia Engler disse...

Ola, Boa tarde.
Minha pequena esta saindo de uma doença terrível, a doença do carrapato (isso pq é uma cachorra de dentro de casa)
Ficou internada, foi feito todo o tratamento corretamente, mas notamos que ela teve algum problema neurológico, alem de ter ficado ceguinha, ela tem 12 anos...ela esta trocando a noite pelo dia, e durante a noite ela fica muito agitada...andando em círculos e ficando muito cansada e qdo para fica olhando pra parede.Tanto que ainda não consegue andar pela casa sem ser guiada. Fica muito agitada querendo andar com pressa e sem enxergar temos que ter todo o cuidado para ela não dar cabeçadas. A veterinária receitou Revimax, para oxigenar o cérebro, mas qdo ela toma alguns minutos depois ela fica malucona...range os dentes e parece ligada em 22volts.
Queria tanto de alguma forma poder ajudar minha Pitucha, tenho tanta dó em vê-la limitada, pois sempre foi muito ativa, alegre e obediente. Meu amor por ela aumentou...sofremos juntas os dias de tratamento e internação...agora quero fazer o melhor que eu puder para deixa-la confortável e se sentindo bem. Você poderia me orientar a fazer alguma coisa, algum tratamento. Queria muito conversar com alguém que pudesse me explicar mais sobre essa doença e suas consequências e sequelas.

Unknown disse...

Oii silvia, como ficou a tua cachorrinha? Pois tenho uma yorkshire de 8 anos que esta a 3 meses lutando contra as sequelas da doença do carrapato... Convulsoes, cegueira, alteraçoes neurologicas( anda com pressa, troca o dia pela noite, parece nao nos reconhecer mais) nao sei mais o que fazer pra melhorar a vida dela... Estamos fazendo acupuntura, mas o processo é mto lento... Gerioox ajuda neste caso???

Unknown disse...

mEU SHITSU fLUCK ESTA COM TDOS SINTOMAS DA IDADE 14 ANOS E ONTEM COMECEI A dar gerioox li tdos comentarios so um falou parfa não dar ´q o pet dela morreu ?????agora vem a duvida?????

Sandra disse...

O tempo foi passando na minha vida e como a de se esperar começou o surgimento de rugas nos cantos do olhos e logo depois as famosas marcas de expressão foi ai que me deu um desespero e procurei um especialista no assunto e ele me indico o revimax compre e comecei a usar e para minha alegria deu tudo certo ele me ajudou muito melhoro o aspecto da minha pele hoje estou super feliz com ele...espero que ajude outras pessoas também...
grande abraço

Victor ino disse...

Gracias, un muy interesante artículo.

Un abrazo desde Ibagué, Colombia.

:)

Victor ino disse...

Gracias.

Silvia Maria do Nascimento disse...

Minha funnye toma passiflora e dorme q é uma beleza! Pq vc não experimenta?faz a formula para cães...

Silvia Maria do Nascimento disse...

Ela começou a tomar o Gerioox e melhorou pois dorme a noite toda...espero q seja bom para a coluna tb pois as patas de tras não ajudam muito...

Silvia Maria do Nascimento disse...

Minha funnye é salsichinha e está com os sintomas de alzheimer...todos citados acima e inclusive tomava passiflora pra dormir pois trocava o dia pela noite...começou a tomar dia 8 de outubro e dormiu a noite toda...tenho notado q está melhor.Não dou mais de manhã pq de estomago vazio ela vomitou!...dou 1 metade por dia pq é caro e não conheço direito o remédio...espero q fortaleça as patas de trás.

Silvia Maria do Nascimento disse...

Ela tem 17 anos ta cega mas anda pela casa e come bem!se der certo farei com os outros 4 salsichinhas e a lhasa!

Silvia Maria do Nascimento disse...

Minha funnye é salsichinha e está com os sintomas de alzheimer...todos citados acima e inclusive tomava passiflora pra dormir pois trocava o dia pela noite...começou a tomar dia 8 de outubro e dormiu a noite toda...tenho notado q está melhor.Não dou mais de manhã pq de estomago vazio ela vomitou!...dou 1 metade por dia pq é caro e não conheço direito o remédio...espero q fortaleça as patas de trás.

Unknown disse...

Boa noite! Queria saber se alguém já deu selegilina para algun dos seus animais? Pois li na internet que ajuda muito no tratamento! A minha está com alguns dos sintomas e queria muito ajudar ela com esse sintomas! Hoje em dia ela está tomando gerioox e revimax, porém não senti melhor e tenho medo que de algum problema no rim dela!

Unknown disse...

Eu uso a quase um ano, mas agora vou ter que mudar pro Gerioox.

Unknown disse...

Meu cão está tomando selegilina, melhorou muito
, mas com o passar do tempo teve que aumentar a dose para fazer efeito.

Unknown disse...

Olá, minha cadela de 14 anos está passando por um momento difícil, já está tomando gerioox mas não consigo ver uma estabilidade..... Ela está desorientada, e de uns dias pra cá não dorme mais a noite, anda pelo quarto,sai e volta pra cama, estou desesperada. Ela dorme comigo desde neném....o que eu faço? Fico me,perguntando se ela está sofrendo?

Unknown disse...

Mercado livre

Unknown disse...

O gerioox é muito bom e seguro. Meu lhads de 14 anos toma ha dois. E caro, mas compensa porque não traz nenhum efeito colateral. Homeopatia também ajuda muito. Estou utilizando Fator infecções, Fator Hepapet, Fator Renal e Fator Pulmocor. Estabilizou o rim e esta bem.

Gisa Machado disse...

Meu cão pode 16 anos... está caminha do em circulo... só para ao dormir... emagreceu muito. Rins coração no resto está 100%.
Disseram demência geriatrica... sem dentes co.ida líquida... esse medicamento me ajudaria???

Unknown disse...

Acabei de descobrir que me cachorro tem Alzheimer....tadinho!!!
Ele tem exatamente todos os sintomas!!!
Está c 16 aninhos!!!

Unknown disse...

O meu tem 15 anos e de repente começou a andar em círculos, dificuldade para se levantar e latir durante a noite. Comecei com condrix para as articulações enquanto o gerioxx chegava (na clínica nem tem por ser mt caro, só por encomenda). O condrix já melhorou a mobilidade. Mas com o gerioxx ele não só teve estagnação nos sintomas como melhora no estado geral. Passou a beber água sozinho e a procurar a ração( estava alimentando por seringa). Enfim, podem comprar geriox. Vale mt a pena.

Unknown disse...

Oi bom dia tenho uma coocker de 14 anos está com alzaimer esta tomando selegilina 3por dia e revimax dois por dia anda a noite inteira agr foi receitado melatonina pra ver se dorme ela e cega e nem de diaela dorme

Mag silva disse...

Qual o peso do seu cao? O meu tem 5 kgs.vai começar a tomar a selegilina. Tenho medo q faça mal. Qual a dosagem q vc da para o seu?

Unknown disse...

A minha tem 14 anos, veterinário indicou 1 comprimido ao dia, deu vômito,parei de dar e normalizou.Alguem mais tem relato de vômito?

Unknown disse...

Como está seu bichinho hoje pq me encontro Desorienta com o q tá acontecendo com minha cavhora. Já tomou jumexil, revimax mas não melhora anda s parar

Unknown disse...

Estou nessa situação a minha não dorme, como está a sua