sexta-feira, 16 de abril de 2010

Seu animal está sendo envenenado?



1. É verdade que o chocolate faz mal para os animais?

SIM
Chocolate contém cafeína, teobromina e altos níveis de gordura. De acordo com a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), mesmo uma pequena quantidade de chocolate pode causar problemas clínicos, que vão de vômito e diarréia a problemas respiratórios, sede e urinação excessiva, hiperatividade alteração do ritmo cardíaco, tremores, convulsões, coma e morte. A toxidade do chocolate varia conforme o tipo. Chocolate semi amargo e chocolate de confeitaria possuem altas doses de cafeína e teobromina, o que aumenta drasticamente a toxidade. O chocolate preto costuma causar mais problemas que o branco.

2. Uvas e passas são recomendadas no tratamento da obesidade animal?

NÃO
Muito embora uvas e passas sejam alternativas saudáveis aos lanches humanos, elas são potencialmente fatais para os cães. Essas frutas contêm uma toxina desconhecida que pode provocar falência renal. Caso seu animal tenha o costume de ingerir uvas ou passas procure o seu veterinário para um exame.

3. Existe algum efeito colateral no ato de alimentar meu animal diariamente com leite e seus derivados?

SIM
Como os humanos que têm intolerância à lactose, os animais também podem apresentar problemas pela ingestão de leite e derivados. Alguns gatos e cachorros adultos sofrem carência de lactase, enzima que quebra a lactose do leite. Diarréia e mal estar gástrico são comuns. Caso seu animal mostre sinais de diarréia ou vômito depois de consumir leite ou derivados, suspenda os produtos. Se não houver melhora, consulte seu veterinário.

4. É verdade que não faz mal meu animal tomar água do vaso sanitário?

SIM
Beber a água do vaso sanitário não é recomendável. Entretanto, se a água estiver limpa e não for utilizado nenhum produto desinfetante ou desodorizante no vaso sanitário, não deve fazer mal ao seu animal de estimação. Colocar uma bacia de água limpa e fresca, trocada diariamente e manter a tampa do vaso fechada evitará que seu animal procure água em locais incomuns.

5. O fumo passivo faz mal aos animais?

SIM
A fumaça do tabaco contém mais de 4 mil componentes químicos, 42 dos quais são conhecidos cancerígenos. Estudos recentes mostram que a exposição dos animais à fumaça do fumo aumenta o risco de problemas cardíacos, câncer de pulmão e de outros órgãos, da mesma forma que nos humanos. Cães de focinho comprido ainda têm grande risco de sofrer câncer nos seios da face e no nariz, pois expõem mais mucosa aos carcinogênicos durante a inalação. Os químicos do cigarro permanecem no corpo do cão por muito tempo. De fato, meses depois da exposição ainda são encontrados sinais dos carcinogênicos no pêlo e na urina do cão.Gatos expostos ao fumo passivo têm aumentada a possibilidade de desenvolver carcinoma, provavelmente porque os carcinogênicos da fumaça do cigarro fiquem no pelo do animal, sendo ingeridos no ato de se limpar do gato.Outros problemas também podem ocorrer. Assim como em humanos, os animais podem desenvolver infecções respiratórias, inflamação do pulmão e asma devido ao fumo passivo.

6. Posso dar ibuprofeno ou paracetamol ao meu animal quando ele estiver com dor?

NÃO
Muitos remédios humanos para dor, como ibuprofeno e paracetamol são tóxicos para os animais. Dar analgésicos humanos para seu animal pode provocar sérios problemas de saúde, inclusive a morte. Um comprimido de paracetamol de 500 mg pode matar um gato de 3 kg. Você deve consultar um veterinário antes de ministrar QUALQUER remédio para seu animal de estimação.

7. É verdade que cebola e alho podem fazer mal aos meus animais?

SIM
Estes vegetais contêm sulfoxides e disulfides, que podem danificar as células vermelhas do sangue, causando anemia em cães e gatos, muito embora os gatos se mostrem mais suscetíveis a este problema. Alimentos industrializados para bebês também podem ser tóxicos, pois possuem cebola em pó. Como a cebola e o alho são muito comuns na dieta humana, recomenda-se cautela quando usar comida humana para alimentar animais. Os problemas podem começar a se desenvolver nas primeiras 24 horas, mas só serão perceptíveis depois de dias. Contate o seu veterinário caso seu animal tenha ingerido quantidades significativas desses vegetais.

Fonte: Is your pet being poisoned?, American Animal Hospital Association (AAHA)


http://healthypet.aahanet.org

Nenhum comentário: