terça-feira, 20 de abril de 2010

Respeite os pedidos de descanso no passeio


O super aquecimento do corpo, também chamado de intermação, é um problema de fácil ocorrência e de difícil resolução. Os cães não dispõem de tantos mecanismos de troca de calor quanto o homem, sendo restritos basicamente à troca de calor pela via respiratória. Nos humanos a troca se dá através das glândulas sudoríparas por todo o corpo, já no cão essas glândulas têm localização restrita à área entre os dedos das patas e o restante das trocas de calor é feito via boca.

O que geralmente acontece em caso de intermação:

Os animais começam a apresentar respiração acelerada, coração batendo muito rápido, corpo bastante quente ao toque e, muitas vezes, alterações neurológicas (não conseguem caminhar, olhos ficam vidrados). Caso isto venha a ocorrer, indica-se procurar o médico veterinário com urgência. No entanto, se isto não for possível rapidamente propõe-se retirada imediata do cão do ambiente aquecido, resfriamento do corpo com água fresca, de preferência não utilizar água gelada para evitar algumas outras complicações. Pode-se optar pelo uso de toalha molhada, banheira de água, balde ou ainda mangueira para resfriamento corporal.

Como evitar:

Evite passear em horários muito quentes, mantenha arejado o local onde ele fica durante o dia, jamais deixe seu cão dentro do carro sozinho (mesmo à sombra) e ofereça água limpa à vontade.



Ogro deitou perto de uma fonte para descansar...



... foi chegando mais pertinho...


... e tomou muita água!



O sharpei é uma raça propensa à intermação, então tenho muito cuidado durante os passeios com o Ogro. Nesta semana passeamos em um dia bem quente. Além de levar água para ele beber, respeitei os pedidos de descanso que ele fez. Em dois momentos, no retorno para casa, ele pediu para parar e se jogou no chão para dar uma gelada no barrigão. Fiquei lá, parada com ele, por uns 5 minutos, até que ele se recuperasse.

Em uma das paradas, o danado escolheu o jardim de um prédio todo chique para se atirar. Todo cheio de folhagens e com uma fonte maravilhosa. Até eu estava com vontade de me atirar na fonte! E o Ogro foi de espichando, se espichando até que enfiou a cabeça dentro da fonte e tomou litros de água! Fiquei só esperando o momento de ser expulsa dali, mas vi que o porteiro notou nossa presença e até achou engraçado o cachorro tomando água no jardim deles.

2 comentários:

Luciana disse...

Esse Ogro é uma figura!! Queria ter assistido a cena dele tomando água na fonte dos vizinhos, hehe!

Janinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.