sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mantenha seu mascote aquecido no inverno

Ingo e Astra se aquecendo juntinhos (Foto: Rafaela Grazziotin)


O frio é apreciado por pessoas pelo mundo todo. Eu adoro inverno! Mas em relação aos nossos animaizinhos de estimação, temos que tomar alguns cuidados. O inverno é uma estação gélida, e os cães também sentem frio, assim como nós.

A maneira de sentir é bem diferente. Sentimos o frio com muito mais intensidade que os cães, mas não é por isso que eles não sentem. Os cuidados devem ser maiores com cães de pequeno porte e com pouca pelagem. Esses cães são mais sensíveis a temperaturas baixas. Os bichos da terceira idade que têm artrose, calcificações na coluna ou hérnia de disco podem sentir dor quando expostos a baixa temperaturas. Ou seja, mantenha-os aquecidos.

Usar uma roupinha também é uma oportunidade para deixar o pet mais fashion! Mas é preciso cuidado na hora de escolher o adereço: elas não podem ficar muito apertadas e alguns tecidos podem causar alergia.

Se for usar roupinha, não use a mesma por muito tempo, pois elas podem se transformar em foco de bactérias. E antes de dormir, as peças devem ser retiradas e o pêlo do animal, escovado, para evitar que fique embaraçado. Na hora da caminhada, aproveite horários mais quentes do dia e evite locais com ventos e correntes de ar.

Cães e gatos também podem ficar gripados e ter pneumonia. Se o pet espirrar com freqüência, tossir e apresentar nariz escorrendo, fique atento. Outros sintomas são infecções ocular, falta de apetite e fadiga. Nestes casos,
procure o veterinário. Existe uma vacina própria para a gripe canina.

Além das roupas, há no mercado edredons, colchões (neste caso para evitar o contato do frio direto do chão ao cãozinho), sapatos e camas muito confortáveis e quentinhas.

Um comentário:

Unknown disse...

Ah, o Will fica bem cobertinho à noite pq eu cuido, mas durante o dia ele não sabe se enfiar nas cobertas e odeia roupas... morro de dó, às vezes deixo ele com roupa mesmo, mas na maioria das vezes tenho pena dele estar passando frio durante o dia... mas fazer o quê, né?! Ao menos quando ele vai pra creche ele corre e esquenta, hehehe. Bjs.