sexta-feira, 21 de maio de 2010

Será que meu cão está gordinho?


Olhando o mascote de cima é possível ter uma idéia de como está o peso dele. Da esquerda para a direita: abaixo do peso, com as costelas muito aparentes; peso ideal, com a cintura visível; e acima do peso.

Os numerosos séculos de domesticação permitiram ao cão desfrutar de bons pratos de comida, mas também compartilhar os nossos maus hábitos. Cerca de 40% dos cães levados a clinicas veterinárias hoje sofrem de obesidade. Esta costuma afetar mais as fêmeas do que os machos e certas raças mais do que outras, como por exemplo, Labrador, Rottweiler, Beagle e Basset Hound.

Afinal, o que é um cão obeso?

É aquele que apresenta um acúmulo excessivo de gordura no corpo e não apenas um excesso de peso, pois este pode ser devido a uma retenção de água ou uma grande massa muscular.

A obesidade traduz-se por uma certa deformação física, devido aos depósitos de gordura localizados ou generalizados. Um cão em estado normal tem suas costelas visíveis quando movimenta-se e as mesmas são fáceis de palpar.

Causas da obesidade

De longe a primeira causa é a superalimentação. Mas este não é o único motivo. Cachorros idosos, por exemplos, são mais propensos a serem obesos, já que nessa fase eles diminuem o ritmo de vida por não terem mais a mesma energia. Outro motivo que causa a obesidade nos animais é o sedentarismo. Os bichos precisam passear, brincar, correr e gastar energia. Animais que só comem e não fazem nenhuma atividade engordam. Problemas na tireóide e diabetes também são responsáveis pelo aumento de peso em alguns animais. Além disso, a herança genética, solidão e carência são fatores que contribuem para o aumento de peso em pets.

Complicações devidas a obesidade

As conseqüências imediatas, como diminuição da resistência, contornos pouco graciosos, não são nada em comparação com as múltiplas complicações que se podem produzir:

• transtornos no aparelho locomotor

• dificuldades cardio-pulmonares

• patologias nas funções reprodutivas

• predisposição a diabetes

• predisposição a enfermidades infecciosas e transtornos cutâneos

• altos riscos cirúrgicos

Como vencer a obesidade

• O dono precisa convencer-se do estado de obesidade de seu cão

• Seguir rigorosamente as indicações do fabricante quanto a quantidade de ração a ser fornecida

• Fracionar a ração ao longo do dia para que o cão tenha sempre a sensação de estar saciado, isto é, em vez de dar 300g de uma só vez, fornecer 3 refeições de 100g

• Dispensar as guloseimas: o biscoito pela manhã, o pedacinho de queijo a tarde, o bifinho a noite, etc. Estes petiscos são utilizados de forma incorreta. Na verdade, foram criados para serem dados ao cão durante o treinamento, como prêmios, como um incentivo ao aprendizado.

• Fazer com que o cão faça exercícios regularmente

Se apesar de todas estas mudanças ele continuar com excesso de gordura, convém estabelecer um programa preciso de emagrecimento junto ao veterinário que o trata. Este poderá utilizar alimentos dietéticos industrializados ou indicar uma dieta caseira.


Nenhum comentário: