sábado, 6 de dezembro de 2008

Prozac natural para cachorros

Pega!!(Foto: Banco de Dados)

Uma simples rotina diária de exercícios pode tornar a vida do seu cachorro muuuuuito melhor. E não estou falando do passeio xixi-cocô! Esse não vale! Tô falando de buscar bolinha, pegar frisbee, caminhadas mais longas, enfim, algo que seja prazeroso e que dure mais do que uma hora (com paradas para descanso, para beber água). Claro que o tempo da atividade varia de acordo com as características da raça e do condicionamento físico do animal.


Mas o que de bom proporciona o exercício contínuo?

Além da liberação de endorfina, que gera sensação de prazer, as atividades estimulam a formação de neurotransmissores, como a serotonina. O desequilíbrio na quantidade de serotonina pode causar ou acentuar a depressão. Um estudo do veterinário João Telhado Pereira mostra a semelhança dos efeitos de neurotransmissores com os produzidos pelo remédio Prozac – remédio que tem como função aumentar a produção de serotonina do cérebro, assim como os exercícios contínuos.

"Ah, mas meu cachorro não tem depressão." Tudo bem, mas aposto que pelo menos um destes desvios de comportamento ele tem:

• ansiedade de separação com o dono: não come sem que o dono volte, não quer receber carinho de outras pessoas quando o dono não está, destrói móveis, fica excitado demais quando o dono volta...

• compulsão: lambe as patas, podendo até causar dermatites...

• medo: tem pavor de barulhos, medo do cachorro do vizinho no portão...

• agressividade: ataca outros cães e pessoas

Se ele manifesta qualquer um dos comportamentos acima, experimente uma rotina de exercícios. Mas não adianta desistir. As mudanças começam a aparecer depois de 15 dias de atividades. E para quem acha que o cachorro corre o dia inteiro porque tem pátio grande, um aviso: os cachorros têm o instinto de reservar energia, então, só atingirão o nível de exercício desejado se forem estimulados por nós.


Nenhum comentário: