quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Nunca perca um cabo-de-guerra

Não adianta puxar! (Foto: Rafaela Grazziotin)


É extremamente importante sermos vistos pelos nossos cães como os líderes da matilha. Poucos são os cães que nascem com o instinto de liderança, mas quando não encontram alguém que a exerça dentro da matilha (e a matilha para cães domesticados somos nós), eles se sentem "obrigados" a assumir o posto. E isso pode ser ruim para eles, que nunca ficam relaxados, e para nós, que teremos que lidar com algumas atitudes de cães fora do seu equilíbrio.

Mas que atitudes são estas? Puxar no passeio, pular em você quando chega em casa, roer móveis e sapatos... tá reconhecendo??

Então aqui vai uma dica para ganhar o respeito do seu cão: nunca perca um cabo-de-guerra disputado com ele, mesmo que para você pareça uma brincadeira. Quando brincamos de cabo-de-guerra, para o cachorro isso pode ser uma disputa de liderança, e sair com o objeto na boca significa vitória. Pode parecer inofensivo, mas, se algum dia ocorrer uma disputa de hierarquia, alguém pode sair machucado.

Devemos ganhar, sempre, qualquer disputa física. Se você tiver que segurá-lo, não o solte se ele espernear ou mordê-lo. Só o solte quando você decidir e, de preferência, quando ele parar de espernear.

Nenhum comentário: