quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Crianças e cachorros




Sabemos dos benefícios da presença de um animal de estimação na vida de uma criança: ajuda a ter noções de responsabilidade, carinho e afeto, é uma companhia incrível para aventuras e brincadeiras diversas e proporciona a sensação semelhante a de ter um irmãozinho. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados para que essa relação seja benéfica para todas as partes.


A escolha


Em primeiro lugar, a opção de ter um cachorro na família deve ser muito bem pensada e aceita por todos da casa. Não pode acontecer por impulso, evitando surpresas desagradáveis no futuro. Sempre devemos lembrar que um animal não é brinquedo, ou seja, exige responsabilidades e comprometimento por parte de todos envolvidos.
A escolha do cão adequado para a criança depende não somente da raça, porte e idade dele, mas também do temperamento da criança. Por exemplo, crianças agitadas, que gostam de brincadeiras mais agressivas devem ter um cão que suporte esse tipo de atividade (cães robustos, de pelos curtos, o que evita puxões e pisões, e resistentes), enquanto crianças mais quietas, tímidas pedem um cão que as acompanhe, fique junto o tempo todo, aceite colo, ser escovado, etc (cães de porte menor, menos agitados e mais meigos).
É importante ressaltar que não há uma raça ideal para crianças, mas sim indivíduos (independente de sua raça) mais aptos a lidar bem com elas.


Interações


A chegada do cão na casa é um momento eufórico para a criança, mas cabe aos pais ensinar os limites para que a criança aprenda a lidar com o cão da maneira correta, como brincar, e respeitar os horários de dormir, comer, passear, fazer as necessidades, etc.
É importante ressaltar que as brincadeiras não devem estimular mordidas nas mãos e pés e de preferência devem ser feitas com brinquedos.


Responsabilidade


O cão sem dúvida traz noções de responsabilidade para a criança. Ela aprende que ele deve comer em horários certos, tem que ser educado, tem que passear, brincar, etc. Porém, os pais devem estar cientes de que o cão é um ser vivo dependente e que nenhuma criança está apta a lidar com isso. A criança pode ajudar nas tarefas com ele, mas não deve ser a única responsável por isso.


A convivência entre cães e crianças é muito natural e sincera, já que nenhum deles mascara seus sentimentos e são muito verdadeiros em todos os seus atos. Cabe aos responsáveis ajudar a moldar essa relação para que sejam melhores amigos de verdade!


Texto: Joice Peruzzi, veterinária especialista em comportamento animal

Nenhum comentário: