segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Hospedagem de cães e gatos



No período de festas e férias começa a procura intensa por hospedagens para cães e gatos. São muitas as opções, mas para garantir que seu mascote ficará bem é necessário prestar atenção em alguns detalhes.


As hospedagens de cães se dividem basicamente nas que deixam o animal solto o tempo todo com outros (100% livre) e as que os mantem em canis ou gaiolas. No caso dos gatos, eles podem ser mantidos em gaiola ou em baias maiores, podendo ou não ter contato com outros.


A hospedagem 100% livre é a mais indicada no caso dos cães, já que o animal fica em um espaço maior, solto e pode interagir com outros cães, garantindo a sua diversão. No entanto, no caso de cães que não são sociáveis com outros animais ou com pessoas, a hospedagem em canil é o mais indicado, para garantir a segurança dos envolvidos.


Antes de agendar a hospedagem do seu pet, fique atento ao lugar, busque referências, visite o local, converse com os proprietários e certifique-se de que há um veterinário responsável técnico.


Também é importante verificar se os animais ficam sozinhos ou se há alguém o tempo todo supervisionando, a disponibilidade de água, como é feita a alimentação (o ideal é separá-los na hora de comer) e a limpeza do local. No caso de canil, certifique-se de que seu animal tenha uma quantidade de exercícios por dia e fique em ambiente com acesso ao sol e proteção contra chuva.


Se você gostou do lugar, leve seu animal para uma adaptação, para ver como ele se comporta nesse ambiente. De preferência, faça a adaptação com pelo menos uma semana de antecedência e leve-o ao local 2 a 3 vezes antes de deixá-lo.


Não mude a dieta dele próximo ao período de hospedagem e mantenha as vacinas, vermífugo e antipulgas em dia, pois ele estará em contato íntimo com outros cães.


A hospedagem para gatos é um pouco mais complexa, pois são animais muito ligados ao seu território. Quanto mais socializado e acostumado a sair de casa, mais fácil será a hospedagem dele. Assim como nos cães, a adaptação prévia deve ser feita.


Para gatos que não são acostumados a sair de casa, o ideal é contratar alguém de sua confiança para cuidá-lo em casa.


No caso de animais com doenças crônicas graves, a melhor hospedagem é em um hospital ou clínica veterinária, para que sejam corretamente assistidos se for necessário.


Seguindo essas dicas a hospedagem do seu animal pode ser prazerosa tanto para ele quanto para você, que poderá desfrutar de suas férias muito mais tranquilo!


Texto: Joice Peruzzi, veterinária especialista em comportamento animal

Nenhum comentário: