quarta-feira, 9 de junho de 2010

Xixi e coco no lugar errado!






Problemas relacionados ao comportamento de eliminação em cães são muito comuns, talvez os mais comuns na prática. A grande questão é como ensinar da maneira correta e, principalmente, ter tempo, paciência e dedicação para conseguir ensinar o lugar do banheiro do seu cão.

Se o seu cão faz as necessidades fora do lugar, você deve prestar atenção e tentar diferenciar se ele está marcando território com urina ou se ele simplesmente não aprendeu onde deve fazer xixi e coco. A marcação ocorre mais freqüentemente em machos não castrados e se caracteriza pela micção em diferentes pontos da casa, com pequenas quantidades por vez. Além disso, o cão geralmente apresenta outros comportamentos territoriais e/ou dominantes, como agressividade, monta nas pessoas da casa, controle de recursos da casa, etc. A correção, nesses casos, envolve toda a questão de dominância e territorialidade do cão, incluindo a sua castração.

No entanto, se o cão escolhe dois ou três lugares específicos para urinar e defecar ou se faz onde estiver, quando tiver vontade, provavelmente não houve uma educação sanitária correta. Vamos ver o que fazer?

Escolha do local
Nenhum cão gosta de urinar ou defecar próximo ao local onde come, bebe água ou dorme. Portanto, colocar tudo junto na área de serviço não é uma boa idéia. O ideal é que o local de fazer xixi e coco esteja bem afastado desses recursos, de preferência em cômodos diferentes. Deve ser em local de fácil acesso para o cão e que fique em área coberta, para não inibir seu uso em dias de chuva, por exemplo.
Escolhido o local, partimos para as opções de material absorvente, que pode ser tapete higiênico, jornal ou estrado de plástico com material absorvente por baixo. Se você comprar um filhote, pergunte onde ele está fazendo suas necessidades e tente manter a mesma superfície na sua casa. Alguns cães tem preferência de material, tente sempre respeitar isso.

Como ensinar: filhotes
Depois de escolher o local onde quer que seu filhote faça as necessidades, fique atento a ele, principalmente após as refeições, brincadeiras e sonecas, que são horários em que eles geralmente urinam e defecam. Nesses horário, leve o filhote ao local escolhido e fique com ele lá até que ele faça xixi ou coco. Assim que fizer, elogie bastante.

Caso ele insista em fazer em outro local, coloque o material absorvente de sua escolha lá e, centímetro por centímetro, leve-o até o local que você escolheu.

Não adianta xingar o filhote depois que ele fez o xixi ou coco no lugar errado, pois ele não consegue associar os dois eventos. A memória de um cão é muito curta e a punição só funciona se for imediata. Jamais use rolinho de jornal para bater nele ou esfregue seu focinho nas necessidades, pois isso, além de ineficaz na educação sanitária, pode trazer outros problemas ao seu cão, como medo extremo, coprofagia, etc.

Se você perceber que seu filhote vai fazer xixi fora do lugar, bata palma ou faça algum barulho assim que ele se abaixar, não espere ele começar a urinar ou defecar. Imediatamente, pegue ele e o leve para o local certo, permanecendo ali com ele até fazer xixi ou coco. Assim que fizer, elogie bastante.

Quando o filhote precisar ficar sozinho, deve permanecer em um local onde possa fazer xixi e coco à vontade, pois não há como controlá-lo enquanto estiver fora de casa.

O treino em filhotes leva de alguns dias a algumas semanas e se for bem feito pode garantir um cão bem comportado para o resto de sua vida.

Quero que ele faça na rua
Algumas pessoas preferem que seu cão faça xixi e coco somente na rua. Nesses casos, é importante estar consciente que esse cão deve sair de três a quatro vezes ao dia (pela manhã, meio-dia, fim da tarde e antes de dormir), faça chuva ou faça sol, para se aliviar.

Nos horários em que o cão normalmente faz xixi e coco ele deve ser levado para a rua, portanto, nos filhotes, após acordar, brincar e comer. Aos poucos, vá diminuindo as saídas para os horários que serão da rotina. Os cães naturalmente preferem fazer xixi e coco na rua, por isso seguram urina e fezes para os horários em que são levados à rua.

Meu cão é adulto, o que fazer?
Nos cães adultos, o treino é quase o mesmo de filhote, mas exige mais paciência, comprometimento e atenção do dono. De preferência, o cão deve ser mantido com guia e coleira durante todo o tempo que o dono estiver em casa, sob seu comando. Sempre que o cão levantar, o dono deve ir atrás. Assim que ele ameaçar levantar a pata ou se abaixar, o dono deve corrigir com um tranco na guia e deve levá-lo imediatamente ao banheiro, ficando ali até ele fazer xixi ou coco. Assim que fizer, ele deve ser muito elogiado. Caso prefira não usar a guia, o dono deve estar sempre atento ao cão, indo sempre atrás dele.

Quando estiver sozinho, o cão deve ficar em um local onde possa fazer xixi e coco à vontade.

Esse treino funciona muito bem porque é um treino diferencial, ou seja, o cão entende que a punição não foi pelo simples fato de fazer xixi ou coco, mas sim foi associado ao local onde esse xixi ou coco foi feito.

Da mesma forma que nos filhotes, não adianta xingá-lo depois que tiver feito o xixi fora do lugar. O treino em adultos leva algumas semanas, mas há casos em que um dia intensivo é suficiente para o cão aprender, vai depender do cão, da sua idade e, principalmente, do empenho do dono, que é crucial para o sucesso do treinamento.

Texto: Joice Peruzzi, veterinária especialista em Comportamento Animal


5 comentários:

Janaína disse...

Quero só ver como será quando nos mudarmos, fim do ano... tenho receio, mas ele sempre aprendeu tudo direitinho...acho q não vai ser tão difícil. Bjocas.

Anônimo disse...

Peguei 2 filhotes há 1 semana, uma tem 4 meses e o outro tem 3 meses. Moramos em apartamento e queremos acostumá-los a fazer na sacada, como nosso outro cão fazia. Logicamente que preferimos que façam na rua, mas ainda não terminaram as vacinas. Mesmo assim, seria bom para quando não pudermos descer com eles.
Lá vão as dúvidas:
1-) Devemos deixá-los confinados em 1 local no início ou soltarmos pela casa?
2-) Temos uma 'privada' pra eles na sacada, uma gradinha no chão com jornal. Eles gostam de deitar e brincar em cima dela. Devemos proibir?
3-) O que mais podemos fazer pra ajudar no processo?

Obrigada!

juscrap disse...

meu cao tem 9 anos e sempre fez xixi e coco no gramado (tenho um gramado grande em casa) e nos ultimos dias tenho notado que ele tem feito na parte cimentada da casa. Nao entendo porque ele nunca fez isso antes, sempre moramos aqui'

Péricles disse...

Boa Noite,

Tenho um shitzu femea com 1 ano de idade que a muito custo apredeu a fazer xixi e fezes no local certo onde nao tenho tido problemas. A 2 semanas ganhamos uma yorkshire com 2 meses se nacida tambem femea. Estamos novamnte aos poucos tentando ensinar o local certo do xixi e coco a esta nova filhote.
Tenho algumas duvidas e questoes que preciso solucionar e peço a ajuda.

1º as duas femeas podem dormir no memso local?
2º o local onde a femea mais velha faz xixi e coco pode ser tb para a mais nova?
3º corro o risco da femea mais velha desaprender dos seus habitos certos com a femea mais nova que faz td errado por enquanto?
4º é verdade que o filhote aprende os habitos do cao mais vELHO?

Antecipadamente agradeço as respostas aos esclarecimentos

Péricles

Regina disse...

Meu cachorro já é adulto tem 5 anos e a uns 2 anos pra cá, ele só faz xixi e coco no lugar errado quando saio de casa, alguem pode me ajudar , me falando o que fazer.