sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Matilha equilibrada

Ogro, Sushi, Duda e Tuty esperando a bolinha (Foto: Rafaela Grazziotin)


Assim como as crianças, os cães precisam de regras e limites para se socializar corretamente. E uma das principais maneiras de eles aprenderem é estarem dentro de uma matilha equilibrada.

Em seu livro O Encantados de Cães, Cesar Milan fala que a mentalidade de matilha é uma das maiores forças naturais envolvidas na formação do comportamento dos cães. A matilha é tão importante para os cães porque, se alguma coisa ameaça a harmonia dela, ameaça a harmonia individual de cada animal. A necessidade de manter a matilha estável e funcionando bem é uma grande força motivadora para todos os cães, mesmo para aqueles que nunca conviveram com outros cães.


Coloque um cachorro excitado perto de dois cachorros calmos e veja o que acontece: os cães calmos se afastarão do cão excitado, pois sua energia não é boa. Ao passo que um cão desequilibrado pode interferir no ânimo de uma matilha inteira, uma matilha equilibrada pode corrigir um cão que precisa acalmar os humores.


Para manter uma matilha equilibrada, o papel do líder é fundamental. Além de manter uma energia calma e assertiva sobre os cães, estabelecer pequenas regras deixa claro aos cães a quem eles devem obedecer. Por exemplo, na foto, pedimos aos cães que eles sentassem antes de jogar a bolinha. Atendendo ao nosso pedido, eles são recompensados com o brinquedo.


Eles gostam tanto da brincadeira que muitos já sentam quando nos veem com a bolinha na mão. No final do dia, estão cansados e satisfeitos!

Um comentário:

Cristina disse...

Esta foto esta linda!!!! todos lindos !!!!! Cristina, "mae" do Sushi.