segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Resultado do sorteio


Adorei a presença de todos no 1° Encontro de Cães da PetCreche!! Foi ótimo ver os peludos juntos na praça e tenho certeza que todos gostaram de conhecer de perto os amiguinhos dos seus mascotes.

Sei que muitos não foram porque o tempo estava com a maior cara feia!! Mas não se preocupem, pois gostei tanto da idéia que pretendo fazer um outro encontro em breve. Vou só esperar esse tempo firmar.

Bom, mas então vamos ao resultado do sorteio, que foi transmitido ao vivo agora pela manhã pelas câmeras da PetCreche.


5 DIAS DE CRECHE >> KIARA

1 HOSPEDAGEM DE FINAL DE SEMANA >> DUDA

2 BANHOS >> GURI

1 CONSULTA COMPORTAMENTAL >> NANI

Obrigada pela participação de todos e até a próxima!!


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

1° Encontro de Cães da PetCreche

E então, já reservaram na agenda o dia 22 de novembro, domingo? Além de poder conhecer os amiguinhos do seu mascote, vejam só que legal estas outras surpresas para a data:

SORTEIO

Todos que forem ao encontro poderão colocar o nome do seu cão em uma urna para concorrer aos seguintes prêmios:

- 5 dias de creche
- 1 hospedagem de final de semana
- 2 banhos
- 1 consulta comportamental

O sorteio será feito na segunda-feira seguinte ao encontro, a partir das 10h30min, com transmissão ao vivo pelas câmeras da PetCreche. Assim todos que forem ao encontro, em qualquer horário, poderão participar.

BATE-PAPO

A veterinária Joice Peruzzi, especialista em comportamento animal, estará lá para bater um papo com vocês.


AGENDE-SE

1° Encontro de Cães da PetCreche
Quando:
22/11/2009, domingo
Horário: 10h às 13h
Onde: Praça da Encol


Esperamos todos lá!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

AGRESSIVIDADE ENTRE CÃES - PARTE 1

Entre cães familiares





A agressividade entre cães que habitam o mesmo local pode ser muito perigosa, pois os cães podem se machucar e os donos também, na tentativa de apartar as brigas. Por isso, devemos encontrar uma maneira de apaziguar a situação sem que haja riscos para os cães e para as pessoas da casa.

Tudo começa com a apresentação!

Inicialmente, devemos observar se houve algum estopim para o aparecimento da agressividade, ou se os cães nunca se deram bem, desde a introdução de um deles. No caso de cães que sempre brigaram, é provável que não tenha sido feita uma introdução correta do novo membro.
Uma apresentação deve ser feita em território neutro para ambos os cães. Cada cão deve permanecer com uma pessoa, que deve estar munida de petiscos muito apreciados pelos cães. Inicialmente, os cães devem apenas caminhar, lado a lado, sem aproximações. Se estiver ocorrendo tudo bem, recompense-os com petiscos.
Quando já estiverem tranqüilos, sem sinais de ansiedade, eles devem ser colocados frente a frente, com uma distância suficiente para que não fiquem ansiosos. Caso estejam tranqüilos, devem ser recompensados. Gradualmente, diminua a distância entre eles, sempre recompensando atitudes tranqüilas. Na maioria das vezes, é possível uma aproximação completa no primeiro encontro, permitindo que permaneçam juntos em casa também. Nos casos em que a aproximação completa não for alcançada nessa primeira tentativa, mais encontros devem ser realizados, diariamente, e em casa os cães devem ficar separados.
Quando estiverem juntos em casa, lembre-se de sempre favorecer o cão mais antigo na casa, ou seja, ele ganha carinho, atenção e comida antes do novo membro. Tenha consciência que em uma matilha, o cão mais dominante ganha tudo antes e se isso não acontecer ele pode demonstrar sua superioridade através de posturas e atitudes agressivas em relação ao novo membro.

Estava tudo bem, até que...

Essa é uma frase muito comum em brigas entre cães da mesma casa. Mudanças no ambiente e na família podem ser um estopim para que o cão comece a demonstrar agressividade com os outros. Alguns cães são muito sensíveis a mudanças e até mesmo sutilezas como a mudança do local de alimentação podem deflagrar comportamentos agressivos.
O mais comum, no entanto, é a introdução de novos membros na família, sejam humanos ou outros cães, alterando as relações na matilha. Dois cães que convivem muito bem podem começar a brigar com a introdução de um novo membro, mesmo que esse não participe das brigas. Por isso, a introdução sempre é muito importante!

O que fazer?

Para controlar o problema, devemos entender a dinâmica da matilha e alterá-la para que as brigas cessem. Ao mesmo tempo, fazemos uma reaproximação gradual dos cães, sempre na rua e com petiscos para recompensar atitudes positivas. Enquanto a situação não estiver resolvida, os cães devem ser mantidos separados, pois uma briga pode anular todo o progresso alcançado.
Atividades prazerosas, como passeios, devem ser realizadas em conjunto, para que eles associem a presença do outro com algo positivo.
A castração dos cães pode ser uma boa alternativa, especialmente se forem machos. Machos castrados tendem a apresentar menor territorialidade, mas somente a castração não faz milagres.
Quando o caso é mais grave ou se desenvolveu há bastante tempo, não tente fazer isso sozinho, chame um profissional qualificado. O mesmo é indicado quando os cães em questão forem de grande porte, pois a possibilidade de acidentes aumenta. Pense primeiramente na sua segurança e na segurança dos seus cães!

Texto: Joice Peruzzi, médica veterinária especialista em comportamento animal.